Proposta de um método de priorização de dívida técnica de software com a utilização de AHP

Data de Apresentação:26/03/2024 Autor: Déborah de Assis Pereira dos Santos
Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais
Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale - CEETEPS

Prof. Dr. Rodrigo Oliveira Spínola - VIRGINIA COMMONWEALTH UNIVERSITY - VCU

Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa - CEETEPS

SANTOS, D.A.P. Proposta de um método de priorização de dívida técnica de software com a utilização de ahp. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.

De forma geral, pode-se entender que a dívida técnica (DT) é o resultado da entrega do sistema diferente do que foi esperado. A falta de pagamento dos itens de DT resulta em manutenções complexas e onerosas dos sistemas. Realizar a priorização de itens de DT é um passo essencial para a gestão da DT. O presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de uma matriz de priorização itens de DT de software utilizando o método AHP (Analytic Hierarchy Process). A metodologia utilizada foi a Design Science Research (DSR) que visa à construção de um artefato como solução prática da matriz para abordar a dificuldade que as organizações enfrentam para priorizar itens de DT. A matriz foi validada em uma empresa multinacional do ramo de monitoramento e rastreamento veicular. O critério de seleção da empresa para a validação da matriz levou em consideração o fato desta vivenciar a necessidade de priorizar os itens de DT. O resultado aponta que, no fim do processo de aplicação da matriz, foi possível obter a lista de itens de DT com ordem de priorização, baseada nos julgamentos consistentes dados pelo tomador de decisão. Esta pesquisa em questão contribui academicamente para preencher a lacuna existente na literatura científica a respeito do tema, bem como contribui com o mercado apoiando os gestores na priorização da DT.

Dívida Técnica. Software. Priorização. Métodos Multicritério. AHP. Tomada de Decisão