Profª. Drª. Esméria Rovai
Prof. Dr. Carlos Roberto Espíndola
Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez
O presente trabalho tem como objetivo básico, trazer uma experiência pedagógica com o emprego de projetos na disciplina Microcontroladores, analisá-la e sobre ela refletir com o intuito de oferecer contribuições ao ensino superior no que se refere às suas práticas e também seus efeitos na formação continuada e na especialização do docente.
Trata-se de um relato de experiência com abordagem qualitativa, que utiliza como procedimento metodológico básico a observação da postura do professor, dos alunos e da escola no desenvolvimento de uma prática com projetos. Aborda a prática educacional nos Cursos Superiores de Tecnologia e tem como base da fundamentação teórica os 4 pilares para educação do século XXI e trabalha conceitos do construtivismo, da aprendizagem significativa de Ausubel e do “aprender fazendo” de Dewey.
Este estudo vem da necessidade de adaptar a escola a um mundo que sofre transformações numa velocidade vertiginosa. Neste momento, como lugar de apropriação e construção de conhecimento, a escola tem papel fundamental de preparar seus estudantes para um mundo que se transforma dia a dia.
A humanidade, no último século, acumulou mais conhecimento do que em todos os séculos anteriores e, nos moldes tradicionais, nem os professores, tampouco os alunos são capazes de adquiri-lo ou gerenciá-lo. Como conclusão, confirma-se a tese de que a prática pedagógica com projetos promove o desenvolvimento de uma aprendizagem globalizada do aluno, bem como do professor, portanto recomendada para diversos cursos e/ou disciplinas.