PROCESSO DE APOIO À ESCOLHA DE PROFISSIONAIS PARA GERÊNCIA DE PROJETOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COM BASE EM SOFT SKILLS

Data de Apresentação:14/07/2020 Autor: Paulo Flávio Schiavotto
Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais
Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa

Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa

Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo

Profa. Dra. Renata Mendes de Araújo

Schiavotto, P. F. Processo de apoio à escolha de profissionais para gerência de projetos de tecnologia da informação com base em soft skills. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

A incorporação da tecnologia da informação aos sistemas produtivos e seu impacto na estrutura e gerenciamento organizacional cada vez mais tem crescido de importância nas organizações. Neste contexto, o presente trabalho teve por objetivo desenvolver, aplicar e validar um processo com base na identificação das habilidades interpessoais denominadas “soft skills” para apoiar a tomada de decisão na escolha do gerente de projeto de Tecnologia da Informação (TI) em desenvolvimento de sistemas computacionais. O presente trabalho se baseia na trajetória profissional do autor em gerenciamento de projetos, numa revisão dos principais métodos, frameworks, abordagens e melhores práticas em gerenciamento de projetos e por uma revisão integrativa da literatura nas bases ACM, SCOPUS, IEEE e Web of Science para identificar as soft skills mais desejadas em gerenciamento de projetos como apoio à tomada de decisão da diretoria de portfólio na escolha do gerente de projeto. O processo criado prevê que a lista das soft skills mais importantes para gerenciamento de projeto de TI seja utilizada para a diretoria de portfólio na indicação das soft skills mais importantes para um determinado projeto a partir de uma dinâmica baseada no conceito do método AHP. Prevê também que cada gerente de projeto seja avaliado pela sua liderança, indicando seu nível de aptidão para cada soft skill da lista. Por meio de ponderação entre o que a diretoria de portfólio indica como mais importante para o projeto e o resultado da avaliação individual de cada gerente, é calculado e indicado qual o gerente mais apto para o determinado projeto. O processo foi aplicado, testado e considerado factível e útil para o seu propósito pela diretoria de portfólio de projetos em uma empresa da cidade de São Paulo que desenvolve e implanta sistemas computacionais com abrangência nacional.

Sistemas Produtivos

gerenciamento de projetos