Profa. Dra. Helena Gemignani Peterossi - CEETEPS
Prof. Dr. Tarcísio Fernandes Leão - INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO - IFSP
Profa. Dra. Neide de Brito Cunha - CEETEPS
DOS ANJOS, C.
L. Presença de alunos adultos no ensino
superior na perspectiva da aprendizagem ao longo da vida. 118 f.
Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação
Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo,
2023.
Os avanços científicos e tecnológicos, as reestruturações no
capitalismo mundial e as mudanças no mundo dos conhecimentos atingem
diretamente as organizações e, por conseguinte, o perfil dos trabalhadores e
suas qualificações. Nesse contexto, manter-se competitivo em termos
profissionais pressupõe uma contínua aprendizagem ao longo da trajetória
profissional e, portanto, não mais restrita ao tradicional período de formação
escolar. Como objetivos identificamos as características do ingressante adulto
nos cursos de ensino superior no IFSP - Campus São Paulo e no IFRS - Campus
Caxias do Sul e verificamos qual a modalidade de curso e instrumento de
ingresso adotado entre 2017 e 2021 possibilitou a maior entrada desses
discentes viabilizando assim a efetivação na aprendizagem ao longo da vida. Ao
se considerar o acesso ao ensino superior como cenário e uma abordagem exploratória,
documental e bibliográfica, a dissertação apresenta um estudo sobre o ingresso,
em cursos de ensino superior, de alunos com idade superior a 30 anos no período
de 2017 a 2021. Foram utilizados como referencial de análise os conceitos de
educação permanente e aprendizagem ao longo da vida consagrados nos Relatórios
da UNESCO (FAURE, 1972) e (DELORS, 1996), e as contribuições de autores como
Field (2000), Alheit e Dausien (2006), Chiavenato (2011) e Libâneo (2015). Para
o levantamento dos dados sobre os alunos, foram utilizadas a Plataforma Nilo
Peçanha (PNP) e a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação
(fala.br). O estudo indicou que, pela alta taxa de evasão do ingressante
adulto, o ensino superior não é o caminho escolhido para a continuidade da
aprendizagem. Como exceção podemos citar o curso de formação pedagógica por
apresentar alto índice de conclusão sinalizando o redirecionamento profissional
para a área acadêmica como resposta às novas demandas e mudanças no
mercado.