Prof. Dr. Michel Mott Machado - CEETEPS
Profa. Dra. Maria Luisa Mendes Teixeira - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino - CEETEPS
SANTOS, S. P. Práticas de
gestão escolar na Educação Profissional Técnica de Nível Médio:
uma abordagem à luz da Teoria dos Stakeholders. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento
da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica
Paula Souza, São Paulo, ano 2023.
Esta pesquisa tem por
objetivo compreender como se configuram as práticas de gestão em uma escola
técnica paulista, à luz da Teoria dos Stakeholders.
A questão que orientou a investigação foi a seguinte: Como se configuram as
práticas de gestão de uma escola técnica estadual (no Estado de São Paulo), sob
o enfoque dos seus grupos de interesses internos? Para tal, foi realizado um
estudo de caso qualitativo, baseado em pesquisa descritiva, bibliográfica,
documental e de campo. Entende-se que a gestão escolar deve exercer um papel
fundamental de mediar e organizar as atividades-meio para o efetivo alcance dos
objetivos educacionais. Nesse sentido, se reconhece a relevância de compreender
o processo de gestão da escola, uma vez que as unidades escolares são
constituídas por grupos de interesses que almejam ter suas expectativas atendidas.
Como resultado de pesquisa, para cada categoria de análise (stakeholders; objetivos; valores e
filosofias de gestão; condições de trabalho; estrutura organizacional e
natureza das relações hierárquicas; organização do trabalho; políticas de
gestão de pessoal; sistema de controle e avaliação de resultados) e suas
respectivas subcategorias, verificou-se que a prática de gestão da escola em
foco, em diversos aspectos analisados, tem procurado manter-se consonante com o
modo de gestão participativa baseado no princípio da gestão democrática, além
de apresentar uma certa convergência entre o “modo de gestão prescrito” e o
“modo de gestão real”. Em termos teóricos, este estudo contribui para ampliar a
reflexão e o debate sobre a prática da
gestão escolar à luz da Teoria dos Stakeholders,
principalmente ao focalizar uma modalidade educativa ainda pouca abordada neste
campo, a Educação Profissional e Tecnológica. Em relação à prática de gestão, a
pesquisa contribui para uma abordagem de gestão escolar baseada em stakeholders, o que requer
mecanismos/práticas de diálogo e engajamento dos grupos de interesses da
escola. Este estudo, desenvolvido no âmbito do grupo de pesquisa de
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional e Tecnológica, dentro
da linha de pesquisa de Políticas, Gestão e Avaliação da Unidade de
Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica
Paula Souza (CEETEPS).