Data de Apresentação:29/03/2016 Autor: Julia Alves da Silva Muniz Barreto

Prof. Dr. Hamilton Pozo

Prof. Dr. Ricardo de Gil Torres

Prof. Dr. Getúlio Kazue Akabane

BARRETO, J. A. S. M. Os elementos da gestão por processos influenciadores na implantação do plano estratégico. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2016.

A presente pesquisa tem o objetivo de identificar os elementos da Gestão por Processos que influenciam a implantação do plano estratégico, mensurada a partir do sucesso no cumprimento de metas e ações estratégicas. A pesquisa reforça que grande parcela das organizações falha no processo de implementação de estratégias, o que significa que ainda existem lacunas a serem preenchidas entre a definição de um plano estratégico e a sua operacionalização. O referencial teórico empregado consolida os principais conceitos sobre três temas relevantes ao objetivo desta pesquisa: a gestão estratégica, incluindo classificação de estratégias, a discussão do processo de gestão estratégica e por fim conceitos de implantação e acompanhamento da estratégia. O método utilizado foi quali-quantitativo, com utilização de um survey. O questionário apresenta 21 questões fechadas de escala Likert e quatro questões abertas, todas relacionadas às práticas de gestão estratégica, práticas de gestão por processos e à eficácia na implantação do plano estratégico. A amostra da pesquisa foi de 18 organizações de grande porte, cujos dados foram empregados em testes estatísticos para análise de correlação, além da análise qualitativa de conteúdo das questões abertas. A partir das análises realizadas na amostra pesquisada concluiu-se que os elementos da gestão por processos que influenciam a implantação do plano estratégico são: visão sistêmica da organização a partir do estabelecimento de processos, integração e alinhamento entre áreas a partir da definição de responsáveis por processos interfuncionais e melhoria do desempenho de processos a partir do monitoramento de indicadores.

Estratégia

Gestão por processos