Profª. Drª. Celi Langhi
Prof. Dr. Luiz Fernando Santoro
Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi
VOLGARIN, R. A. L. O uso das redes sociais nas empresas brasileiras: Um estudo de múltiplos casos. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2015.
O presente trabalho toma por base as 100 maiores empresas do Brasil no ano de 2013, segundo o ranking da Revista Exame, e busca identificar a adesão dessas empresas às ferramentas de redes sociais. Na primeira etapa do estudo foi adotada a pesquisa exploratória e bibliográfica onde se buscou identificar se as empresas pesquisadas teriam aderido a essas ferramentas.
Com base nas informações obtidas nessa etapa, passou-se para a etapa seguinte onde se mapeou quais eram as ferramentas de redes sociais utilizadas e a audiência da empresa nas respectivas ferramentas. Para tanto, foram utilizadas informações disponíveis nas páginas dos perfis oficiais das empresas, como “curtidas”, “número de seguidores”, “visualizações”, “usuários ativos” e/ou “número de acesso”. Na terceira etapa foram realizados estudos de caso com o objetivo de se obter um panorama sobre a forma de utilização das ferramentas de redes sociais pelas empresas.
Nessa fase levou-se em consideração o conteúdo divulgado, a forma de participação do usuário e o retorno dado pelas empresas à sua comunidade de seguidores. O estudo demonstrou que, se por um lado, o uso das ferramentas de redes sociais nas empresas brasileiras já é bastante significativo, por outro lado, há aquelas que ainda se mantém à margem e não fazem uso dessa plataforma de serviços para a divulgação de suas marcas, seus produtos ou serviços.