Prof. Dr. Roberto Kanaane - CEETEPS
Profa. Dra. Adriana Aparecida de Lima Terçariol - UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS
MEDEIROS, J. C. de. O
processo de comunicação e as relações intergeracionais na educação profissional
e técnica. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e
Desenvolvimento da Educação Profissional) – Centro Estadual de Educação Tecnológica
Paula Souza, São Paulo, 2024.
Este estudo
foi desenvolvido
junto ao Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, no Centro
Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na área de Educação Profissional, vinculada à linha de pesquisa Formação do
Formador, no projeto de pesquisa Ensino
e Aprendizagem. Trata-se de um estudo sobre o impacto da comunicação no
relacionamento intergeracional segundo a percepção de docentes e discentes em
unidades de uma instituição de Educação Profissional e Técnica. O interesse por
essa temática surgiu,
a partir de experiências do pesquisador, enquanto aluno de
uma faculdade de ensino tecnológico aos 55 anos e posteriormente como professor
do ensino médio técnico modular em uma instituição de Ensino Profissional e
Técnico. O presente estudo fundamenta-se nos aportes sobre comunicação, relacionamento
interpessoal, relações intergeracionais, diversidade geracional, geração,
administração e resolução de conflitos, tendo por base teóricos como
Mainnheim, Grubb, Moscovici, Vygotsky, Jean Piaget, Torquato Rego, Ruiz, Vinha
e Tognetta, Jakobson, Rahmat, Redorta, entre outros. Este trabalho teve por
objetivo identificar a presença de conflitos intergeracionais no relacionamento
discente/docente, destacando os possíveis motivos existentes para tais,
caracterizar o perfil de discentes e docentes bem como estratégias e táticas de
comunicação no relacionamento entre eles. A metodologia tratou de uma pesquisa
de natureza aplicada, de abordagem “quali-quantitativa”, com caráter
exploratório, descritivo e também de estudo de múltiplos casos. A partir disso,
possibilitou-se apreender que a comunicação entre professor e aluno e alunos
entre si, sob a ótica de ambos, impacta nas relações intergeracionais e
interpessoais, na aprendizagem e na minimização e resolução de conflitos.
Identificou-se ainda que as relações mais conflituosas são aquelas entre
alunos, seguidas pela relação entre alunos e professores, com destaque para os
conflitos de relações pessoais, de comunicação e de informação. A proposta de
produto desta dissertação refere-se à aplicação de “Workshop Vivencial” com o
objetivo de capacitar os sujeitos envolvidos a aplicarem metodologias de
relações interpessoais e intergeracionais, elementos e processos de comunicação
em grupo, técnicas de identificação, minimização e resolução de conflitos em
sala de aula.