Data de Apresentação:26/03/2024 Autor: José Carlos de Medeiros

Prof. Dr. Roberto Kanaane - CEETEPS

Profa. Dra. Adriana Aparecida de Lima Terçariol - UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS

MEDEIROS, J. C. de. O processo de comunicação e as relações intergeracionais na educação profissional e técnica. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.

Este estudo foi desenvolvido junto ao Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na área de Educação Profissional, vinculada à linha de pesquisa Formação do Formador, no projeto de pesquisa Ensino e Aprendizagem. Trata-se de um estudo sobre o impacto da comunicação no relacionamento intergeracional segundo a percepção de docentes e discentes em unidades de uma instituição de Educação Profissional e Técnica. O interesse por essa temática surgiu, a partir de experiências do pesquisador, enquanto aluno de uma faculdade de ensino tecnológico aos 55 anos e posteriormente como professor do ensino médio técnico modular em uma instituição de Ensino Profissional e Técnico. O presente estudo fundamenta-se nos aportes sobre comunicação, relacionamento interpessoal, relações intergeracionais, diversidade geracional, geração, administração e resolução de conflitos, tendo por base teóricos como Mainnheim, Grubb, Moscovici, Vygotsky, Jean Piaget, Torquato Rego, Ruiz, Vinha e Tognetta, Jakobson, Rahmat, Redorta, entre outros. Este trabalho teve por objetivo identificar a presença de conflitos intergeracionais no relacionamento discente/docente, destacando os possíveis motivos existentes para tais, caracterizar o perfil de discentes e docentes bem como estratégias e táticas de comunicação no relacionamento entre eles. A metodologia tratou de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem “quali-quantitativa”, com caráter exploratório, descritivo e também de estudo de múltiplos casos. A partir disso, possibilitou-se apreender que a comunicação entre professor e aluno e alunos entre si, sob a ótica de ambos, impacta nas relações intergeracionais e interpessoais, na aprendizagem e na minimização e resolução de conflitos. Identificou-se ainda que as relações mais conflituosas são aquelas entre alunos, seguidas pela relação entre alunos e professores, com destaque para os conflitos de relações pessoais, de comunicação e de informação. A proposta de produto desta dissertação refere-se à aplicação de “Workshop Vivencial” com o objetivo de capacitar os sujeitos envolvidos a aplicarem metodologias de relações interpessoais e intergeracionais, elementos e processos de comunicação em grupo, técnicas de identificação, minimização e resolução de conflitos em sala de aula.

Educação Profissional. Relações Interpessoais. Relações Intergeracionais. Conflitos. Comunicação