Prof. Dr. Carlos Vital Giordano
Profª. Drª. Lilian Aparecida Pasquini Miguel
Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez
GAZOTI, L. A. O desenvolvimento de habilidades e competências com o método Aprendizagem Baseada em Projetos apoiado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação na educação profissional. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.
A presente investigação objetiva verificar se o uso da prática pedagógica Aprendizagem Baseada em Projetos, apoiada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, como componente estimulador, desenvolve habilidades e competências em discentes do ensino profissional e como se dá a condução do método ABP no desenvolvimento das habilidades e competências. A metodologia usada foi o acompanhamento de todas as fases do programa Startup in School aplicado em escolas técnicas profissionais (que adota o método Aprendizagem Baseada em Projetos), patrocinado pelo Google e realizado pela Ideias de Futuro, em parceria com o Centro Paula Souza. Observou-se por meio dos resultados obtidos que os discentes atingiram os objetivos propostos com o método Aprendizagem Baseada em Projetos, no que tange ao desenvolvimento de habilidades e competências. Observou-se a obtenção de conhecimentos a partir do envolvimento dos discentes com a proposta de aprendizagem (questão motriz), trabalhando aspectos como a resolução de problemas reais, desenvolvimento da visão sistémica e a investigação de assuntos que permitiram a ampliação de conhecimentos, a partir da abordagem de assuntos significativos e relevantes. As aptidões sociais e emocionais foram desenvolvidas a partir do trabalho em equipe. Os resultados pertinentes a este fator demonstram que os discentes desenvolvem competências e habilidades relacionados a formação de equipes multidisciplinares, no que tange a troca e integração de conhecimentos, envolvendo diversas áreas de atuação em prol de um objetivo único. Em relação aos resultados decorrentes deste processo, ainda há um caminho a percorrer quanto ao nível de compromisso, relevância das tarefas entre os membros do grupo e solução final. Os resultados demonstram que o protagonismo deve ser estimulado e que não se apresentou como fator de maior representatividade no desenvolvimento de habilidades e competências, na ótica do discente. O planejamento é fator indispensável para a obtenção dos objetivos de aprendizagem.