Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista - CEETEPS
Prof. Dr. Luís Felipe Aires Magalhães - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP
Prof. Dr. Michel Mott Machado - CEETEPS
BISBOCCI,
Taís. O acesso dos imigrantes e pessoas em situação de refúgio à
educação profissional e tecnológica em instituições públicas no estado de São
Paulo. 110f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da
Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza,
2023.
Esta dissertação, desenvolvida no âmbito
do grupo de pesquisa Fundamentos da Educação Profissional e na linha de
pesquisa Políticas, Gestão e Avaliação, aborda o acesso do imigrante e da
pessoa em situação de refúgio à educação profissional e tecnológica em instituições
públicas no estado de São Paulo. O interesse neste tema justifica-se porque as
diásporas migratórias tornaram-se destaque nas discussões devido ao intenso
processo de globalização que vivemos, e demandam desafios inerentes ao mundo do
trabalho e à educação. Espera-se,
portanto, retratar a realidade para obter resposta ao seguinte problema: quais
são e como funcionam as políticas educacionais que contribuem com o acesso de imigrantes e pessoas em situação de
refúgio à educação profissional e tecnológica em instituições públicas (Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado de São Paulo – IFSP - e Centro
Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Ceeteps) no estado de São Paulo?
Nesse sentido, o objetivo geral
investiga as políticas institucionais para formação profissional de imigrantes
e pessoas em situação de refúgio no IFSP e Ceeteps. Como objetivos específicos,
busca-se: levantar, analisar e traçar
um panorama que contribua com a formação socioprofissional do imigrante e da
pessoa em situação de refúgio; desenvolver eixos temáticos que sustentem
a elaboração de proposta de intervenção por meio de uma agenda formativa destinada aos docentes e gestores das
instituições estudadas. Quanto à metodologia utilizada, a pesquisa é de
natureza aplicada, com objetivos descritivos e exploratórios, utilizando o
levantamento bibliográfico e documental. A abordagem é qualitativa, a partir de
dados e documentos institucionais. Os dados levantados demonstram a ausência de
políticas públicas voltadas ao acesso do imigrante e da pessoa em situação de refúgio às instituições estudadas e, de
forma significativa, municia teórica e metodologicamente, por meio dos dados
levantados, a importância da continuidade do debate. O resultado da pesquisa
possibilitou a elaboração de um painel temático, o desenvolvimento de eixos
norteadores para a construção de elementos de uma agenda formativa
e o desdobramento do estudo no formato de proposta de colóquio.