Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS
Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício - USCS
Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS
ALMEIDA, L.
S. Multiletramentos no Ensino Superior
Tecnológico: Perspectivas de
Linguagens no Trabalho Docente. 112f.
Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação
Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo,
2023.
Esta
pesquisa partiu de estudos desenvolvidos no projeto Saberes e Trabalho Docente,
da linha de pesquisa Formação do Formador, no programa de mestrado em Gestão e
Desenvolvimento da Educação Profissional, cuja área de concentração é Educação
e Trabalho. Trata de um estudo sobre o saber e o fazer docente no ensino
superior de graduação tecnológica no contexto contemporâneo e exigências
impostas pelo mercado de trabalho na formação do profissional. Esse novo quadro
sociocultural e tecnológico trouxe mudanças para as diferentes tarefas humanas
e o professor, cada vez mais, deve se transformar, buscando formas de alterar e
adaptar suas práticas docentes para acompanhar tais mudanças e ainda assim ser
capaz de alcançar seus objetivos pedagógicos. O presente trabalho tem por
objetivo geral identificar multiletramentos utilizados no Ensino Superior
Tecnológico e suas contribuições para a prática pedagógica do docente. Os objetivos específicos são: a) compreender
o que são multiletramentos; b) identificar os tipos de multiletramentos e
refletir sobre sua aplicabilidade no Ensino Superior Tecnológico; c)
identificar mídias digitais por meio das quais os professores exploram conteúdo
e d) analisar os sucessos e as dificuldades encontradas pelos docentes no uso
dos multiletramentos. A metodologia, de natureza exploratória e abordagem
qualitativa, desenvolveu-se a partir da aplicação de uma pesquisa com
questionário, criada por meio do Google
Forms, e após este levantamento, foram realizadas entrevistas
semiestruturadas e análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstraram
que no trabalho docente as diferentes linguagens e tecnologias da informação e
comunicação estão presentes e são de grande contribuição para a formação do
tecnólogo. O produto proposto ao final deste percurso foi um workshop para
docentes do ensino superior tecnológico sobre os multiletramentos e sua
aplicabilidade.