Português Ingles Espanhol

Dissertação

Metrologística: integração da mobilidade de cargas e pessoas em sistemas metroferroviários

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:14/05/2024 Autor: Marco Antonio Rosatti Filho
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos
Linha de Pesquisa:
Gestão da Produção e de Operações
Orientador:
Prof. Dr. Alexandre Formigoni
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Prof. Dr. Alexandre Formigoni - CEETEPS

Prof. Dr. Roberto Padilha Moia - UNIDERP

Profa. Dra. Eliacy Cavalcanti Lélis - CEETEPS

Resumo

ROSATTI FILHO, M. A. METROLOGÍSTICA - Integração da Mobilidade de Cargas e Pessoas em Sistemas Metroferroviários. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.

  

O presente trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade econômica, operacional e comercial da logística de última milha no setor de e-commerce, integrada ao sistema metroferroviário de transporte de passageiros na cidade de São Paulo. A metodologia utilizada inclui uma análise bibliométrica, seguida pela elaboração de um Plano de Negócio. Inicialmente, foi identificado um modelo operacional de referência, que subsidiou a construção de um fluxo de processos adaptado à realidade do cenário estudado. A pesquisa de mercado, complementada por um estudo de caso, permitiu delinear o modelo de negócio do pick-up point. Adicionalmente, uma survey realizada em uma estação do metrô de São Paulo investigou a estratificação do público consumidor, a motivação para a adesão ao serviço de pick-up point, a frequência de compra e as preferências de marketplace, possibilitando a estimativa da demanda potencial. Um MVP (Minimum Viable Product) foi proposto, contemplando as funções críticas e processos necessários para a prototipagem de uma operação enxuta, com o objetivo de validar o negócio. Na fase final da construção do Plano de Negócio para uma operação em escala real, constatou-se que, iniciando a operação com capacidade plena, o negócio se torna economicamente e comercialmente inviável devido ao alto custo fixo e ao investimento inicial requerido, se adotado o preço convencional de atendimento ao marketplace. Entretanto, considerando a vantagem competitiva da localização em uma estação de metrô, que possibilita a negociação de preços, o negócio torna-se viável caso um preço superior seja acordado. Além disso, a viabilidade é reforçada se a operação for desenvolvida em parceria com a operadora da estação como investidora, reduzindo assim os custos de locação comercial.

Mobilidade; logística; última-milha; Pick-up point; Metrô