Prof. Dr. Alexandre Formigoni - CEETEPS
Prof. Dr. Roberto Padilha Moia - UNIDERP
Profa. Dra. Eliacy Cavalcanti Lélis - CEETEPS
ROSATTI
FILHO, M. A. METROLOGÍSTICA - Integração da Mobilidade de Cargas e Pessoas
em Sistemas Metroferroviários. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional
em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de
Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.
O presente trabalho
tem como objetivo analisar a viabilidade econômica, operacional e comercial da
logística de última milha no setor de e-commerce, integrada ao sistema
metroferroviário de transporte de passageiros na cidade de São Paulo. A
metodologia utilizada inclui uma análise bibliométrica, seguida pela elaboração
de um Plano de Negócio. Inicialmente, foi identificado um modelo operacional de
referência, que subsidiou a construção de um fluxo de processos adaptado à
realidade do cenário estudado. A pesquisa de mercado, complementada por um
estudo de caso, permitiu delinear o modelo de negócio do pick-up point.
Adicionalmente, uma survey realizada em uma estação do metrô de São Paulo
investigou a estratificação do público consumidor, a motivação para a adesão ao
serviço de pick-up point, a frequência de compra e as preferências de
marketplace, possibilitando a estimativa da demanda potencial. Um MVP (Minimum
Viable Product) foi proposto, contemplando as funções críticas e processos
necessários para a prototipagem de uma operação enxuta, com o objetivo de
validar o negócio. Na fase final da construção do Plano de Negócio para uma
operação em escala real, constatou-se que, iniciando a operação com capacidade
plena, o negócio se torna economicamente e comercialmente inviável devido ao
alto custo fixo e ao investimento inicial requerido, se adotado o preço
convencional de atendimento ao marketplace. Entretanto, considerando a vantagem
competitiva da localização em uma estação de metrô, que possibilita a
negociação de preços, o negócio torna-se viável caso um preço superior seja
acordado. Além disso, a viabilidade é reforçada se a operação for desenvolvida
em parceria com a operadora da estação como investidora, reduzindo assim os
custos de locação comercial.