Profa. Dra. Rosália Maria Nettos Prados - CEETEPS
Profa. Dra. Eliana Vianna Brito Kozma - UNITAU
Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS
OLIVEIRA, A.L.P. Leituras sobre o sentido de autonomia: perspectiva da análise do discurso educacional e da Educação Profissional. 138f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.
Nessa pesquisa foi desenvolvido um estudo sobre a significação do termo autonomia nos discursos político-educacionais, com ênfase nos textos apresentados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Buscou-se analisar os sentidos que o termo apresenta a diferentes sujeitos, sob as óticas de interpretação das esferas social, filosófica e pedagógica. Para tanto, utiliza-se da metodologia da pesquisa bibliográfica para a fundamentação dos termos a serem estudados; e da pesquisa documental, de natureza descritiva com abordagem qualitativa, nas análises de discurso. Estas, por sua vez, seguirão a linha francesa greimasiana, com análise da narrativa e construção de relações actanciais a partir dos trechos em que o termo autonomia é evidenciado. Definiu-se como problema de pesquisa a indagação: que leituras trazem o sentido de autonomia nos discursos da BNCC? Assim, estabeleceu-se o objetivo geral da pesquisa: analisar o sentido de autonomia presente nos textos da BNCC a partir de leituras feitas sob as esferas social, filosófica, pedagógica e na Educação Profissional. Os objetivos específicos, por sua vez, são três: a) identificar o sentido de autonomia nas esferas social, filosófica, pedagógica e Educação Profissional; b) analisar os discursos da BNCC a partir do significante autonomia; e c) realizar leituras sobre os discursos da BNCC e as esferas de análise. O produto desta pesquisa consiste na elaboração de um workshop para o docentes da Educação Profissional, com a finalidade de fazer observações empíricas sobre os sentidos de autonomia nas práticas docentes. Por fim, esta pesquisa identificou que o termo autonomia se apresenta de diferentes formas, dependendo dos sujeitos instaurados nos discursos, mas que está sempre relacionada com a capacidade de agir, seja em reflexões pessoais ou em atuações sociais e pedagógicas. Além disso, identificou-se também que a Educação Profissional, como forma de educação integral, trabalha a autonomia em todas as esferas de análise propostas: social, filosófica e pedagógica.