Prof. Dr. Carlos Vital Giordano - CEETEPS
Profa. Dra. Luana Priscila Wunsch - UNINTER
Profa. Dra. Neide de Brito Cunha - CEETEPS
LIMA, F. G. F. Implicações da gamificação na transdisciplinaridade e
na avaliação da aprendizagem em cursos de Educação Profissional e Tecnológica.
75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da
Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza,
São Paulo, 2022.
O estudo
investiga os aspectos ligados à avaliação da aprendizagem baseada em jogos, ou Game-based
Learning (GbL), representada pela gamificação e também, a
transdisciplinaridade e seus desdobramentos e implicações na Educação
Profissional. Justifica-se o intento em virtude do crescente uso dos jogos com
a finalidade de ativar as ligações cognitivas dos estudantes de diferentes
eixos tecnológicos na Educação Profissional e a limitada quantidade de estudos
sobre o assunto focados na Educação Profissional. Dessa forma, busca-se
responder ao seguinte questionamento: a GbL representada pela gamificação
permite o fomento da transdisciplinaridade e favorece melhorias na avaliação da
aprendizagem? A investigação objetiva examinar a repercussão da GbL expressa
pela gamificação na transdisciplinaridade e na avaliação da aprendizagem nos
cursos técnicos e superiores de tecnologia, pretendendo-se entregar como
produto fruto da pesquisa, um roteiro e protocolo de análise e investigação
acerca da presença desses elementos em produções da Educação Profissional. Em
apoio a isso, a metodologia usada se pauta no modo bibliográfico, revisão
sistemática e análises de exemplos, com abordagem qualitativa, enfoques
exploratório e descritivo, a partir de pesquisa bibliométrica sobre
transdisciplinaridade e avaliação da aprendizagem na Educação Profissional; em
seguida, a seleção de artigos de interesse e, em continuado, análises
detalhadas das experiências, aplicações e resultados apresentados, demonstrados,
ao final, em quadro-resumo comentado detalhadamente. Considera-se, por fim, que
há indícios de suporte da gamificação às avaliações de aprendizagem e comedidos
sinais de esteio da gamificação à transdisciplinaridade.