Implicações da gamificação na transdisciplinaridade e na avaliação da aprendizagem em cursos de educação profissional tecnológica

Data de Apresentação:20/06/2022 Autor: Fagner Gustavo Fortunato de Lima
Formação do Formador
Prof. Dr. Carlos Vital Giordano

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano - CEETEPS

Profa. Dra. Luana Priscila Wunsch - UNINTER

Profa. Dra. Neide de Brito Cunha - CEETEPS

LIMA, F. G. F. Implicações da gamificação na transdisciplinaridade e na avaliação da aprendizagem em cursos de Educação Profissional e Tecnológica. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.

O estudo investiga os aspectos ligados à avaliação da aprendizagem baseada em jogos, ou Game-based Learning (GbL), representada pela gamificação e também, a transdisciplinaridade e seus desdobramentos e implicações na Educação Profissional. Justifica-se o intento em virtude do crescente uso dos jogos com a finalidade de ativar as ligações cognitivas dos estudantes de diferentes eixos tecnológicos na Educação Profissional e a limitada quantidade de estudos sobre o assunto focados na Educação Profissional. Dessa forma, busca-se responder ao seguinte questionamento: a GbL representada pela gamificação permite o fomento da transdisciplinaridade e favorece melhorias na avaliação da aprendizagem? A investigação objetiva examinar a repercussão da GbL expressa pela gamificação na transdisciplinaridade e na avaliação da aprendizagem nos cursos técnicos e superiores de tecnologia, pretendendo-se entregar como produto fruto da pesquisa, um roteiro e protocolo de análise e investigação acerca da presença desses elementos em produções da Educação Profissional. Em apoio a isso, a metodologia usada se pauta no modo bibliográfico, revisão sistemática e análises de exemplos, com abordagem qualitativa, enfoques exploratório e descritivo, a partir de pesquisa bibliométrica sobre transdisciplinaridade e avaliação da aprendizagem na Educação Profissional; em seguida, a seleção de artigos de interesse e, em continuado, análises detalhadas das experiências, aplicações e resultados apresentados, demonstrados, ao final, em quadro-resumo comentado detalhadamente. Considera-se, por fim, que há indícios de suporte da gamificação às avaliações de aprendizagem e comedidos sinais de esteio da gamificação à transdisciplinaridade.

Metodologias ativas. Jogos. Técnicas de ensino e aprendizagem