Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo
Prof. Dr. Carlos Hideo Arima
Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale
Nos últimos anos, as instituições de ensino brasileiras estão ampliando a utilização de recursos de tecnologia da informação, tanto em seus processos operacionais quanto no suporte para decisões estratégicas. Portanto, o alinhamento estratégico entre a área de negócios da organização e a área de tecnologia da informação tornou-se cada vez mais importante.
O presente trabalho propõe um levantamento de dados sobre a utilização de práticas de governança de TI em instituições de ensino superior do Brasil. Identificou-se assim uma amostra de 154 intuições, das quais 59 responderam ao questionário de coleta de dados.
Com o principal objetivo de identificar o cenário atual das instituições de ensino superior brasileiras, diante da utilização de práticas de governança de TI. O trabalho apresenta como resultado uma análise descritiva de como essas organizações administram seus direitos decisórios de TI e qual o arquétipo melhor identifica essas decisões. Além disso, a pesquisa compara a Matriz de Arranjo de Governança de TI das instituições públicas e privadas.