Prof. Dr. Roberto Kanaane
Profª. Drª. Lilian Aparecida Pasquini Miguel
Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves
FERREIRA, L. S. Gestão do conhecimento e as competências do profissional de logística. 179 f. Dissertação de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.
A presente pesquisa teve por objetivo identificar a utilização da Gestão do Conhecimento no desenvolvimento das competências dos profissionais de logística, visando à eficiência no ambiente corporativo. Quanto aos objetivos específicos a pesquisa visou: Caracterizar os fatores envolvidos na estruturação e funcionamento da Gestão do Conhecimento e suas práticas nas empresas com áreas de logística; Verificar as competências necessárias ao profissional de logística. A metodologia contemplou a pesquisa descritiva, de natureza quanti-quali, por meio da aplicação de uma Survey, semiestruturada com perguntas fechadas e abertas e uma análise do tipo Likert, adotada no universo de profissionais das áreas de Logística de empresas situadas no Brasil e profissionais de Recursos Humanos que já assessoraram áreas de logística, a pesquisa alcançou empresas nas áreas de agricultura, indústria, comércio, serviço e governo. A técnica de análise de dados foi a triangulação do tipo concomitante, utilizando-se de estatística descritiva no tratamento da escala Likert e análise de conteúdo para as questões abertas. Como resultado, identificou-se que os fatores envolvidos na estruturação e funcionamento da Gestão do Conhecimento são: Implantação da Gestão por Competências; a utilização das cinco fases do modelo ideal do processo de criação do conhecimento e o conhecimento e prática dos modos de conversão do conhecimento. Identificou-se, ainda, competências relevantes ao profissional de logística, como por exemplo em Hard Skills: Excel, Planejamento; Processos e Nível Superior, e Soft Skills: Proatividade; Liderança; Responsabilidade e Agilidade. Por fim contatou-se o uso parcial das práticas, com empresas executando-as de forma isolada em vez de adotar uma visão sistêmica.