Prof. Dr. Francisco Tadeu Degasperi
Prof. Dr. Deilton Reis Martins
Profª. Drª. Maria Lúcia Pereira da Silva
Muitos processos industriais ocorrem na faixa do vácuo grosseiro, pressão entre a pressão atmosférica até 1 mbar, e pré-vácuo de 1 mbar a 10-3 mbar. As aplicações do pré-vácuo, que vão desde a indústria alimentícia, farmacêutica, petroquímica, produção de biocombustíveis, secagem, cristalização, polimerização, impregnação de materiais, tratamento de óleos isolantes para transformadores e ampolas de raios X, geralmente apresentam detalhes de projeto, simulação, construção, montagem e caracterização protegidos por patentes e tidos como segredos industriais.
Atualmente, para a tecnologia do vácuo, temos a necessidade de manuais de procedimentos para boas práticas de fabricação, produção mais limpa, metrologia de pressão, normas de segurança com a operação dos equipamentos envolvidos, normas de uso, descarte, armazenamento e destinação de resíduos gerados.
Assim, a principal contribuição deste trabalho foi a elaboração de recomendações de procedimentos para o desenvolvimento, projeto, simulação, construção, montagem e caracterização de sistema de pré-vácuo. Neste trabalho foram apresentados parâmetros que devem ser considerados nos projetos de sistemas de pré-vácuo, incluindo especificações de bombas, integração energética, projeto de instrumentação e projeto de implantação de sistema supervisório.
Foram citados os elementos conceituais que devem ser levados em consideração na simulação e modelagem de processos, principalmente o modelo matemático dos equipamentos, as fontes de incerteza e a análise de sensibilidade. Foram recomendados procedimentos de limpeza de superfícies e cuidados a serem tomados em relação às operações de soldagem e usinagem das peças para que o sistema de pré-vácuo em operação tenha o seu desempenho otimizado em termos de pressão final mínima atingida e manutenção da qualidade do vácuo obtido.