Prof. Dr. Marcelo Tsuguio Okano
Prof. Dr. Oduvaldo Vendrameto
Prof. Dr. Carlos Hideo Arima
INOUE, P.K.. Empresas e plataformas digitais: evolução e adaptações das corporações. 77f. Dissertação (Mestrado Profissional em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo,2019.
Vive-se uma realidade em que as inovações e o mundo digital vêm avançando em rápida velocidade e as organizações precisam estar preparadas para atender o mercado que todos os dias se transforma. No âmbito empresarial, devido às essas mudanças, tornam-se cada vez mais relevante o desenvolvimento de novos modelos de negócios e inovações na gestão das organizações. A sobrevivência de muitas empresas põe-se em risco, se não se adaptarem ou até transformarem seus negócios, sucumbindo à era digital. Este estudo tem como objetivo principal construir um arcabouço teórico consolidado em bases nacionais e internacionais sobre empresas e plataformas digitais e verificar como estão atuando no mercado, suas visões e características, bem e como as empresas tradicionais estão lidando com a Transformação Digital, como estão se estruturando em relação ao modelo de negócio, tecnologias e ferramentas para canalizar em uma proposta de valor percebida pelo usuário. Para isso foram realizadas entrevistas com especialistas e uma survey com 20 pessoas de forma a captar as nuances e informações do cenário atual através da análise de conteúdo como ferramenta de organização dos dados. A pesquisa confirmou que várias empresas brasileiras já se encontram realizando a Transformação Digital, porém ainda há muita confusão em termos de conceitos básicos e mais clareza na definição das estratégias, além da difícil transposição das barreiras da mudança de cultura, adaptação dos processos e capacitação de mão-de-obra. É um caminho a ser trilhado e semvolta,pois exige u ma mudança internareal na essência das empresas e de sua estrutura.