Profa. Dra. Celi Langhi - CEETEPS
Profa. Dra. Lilian Aparecida Pasquini Miguel - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Prof. Dr. Carlos Vital Giordano - CEETEPS
Michaelis, C.
A. B. Educação Profissional e Corporativa para consultores empresariais:
proposições sobre a Ernst & Young. 120 f. Dissertação (Mestrado
Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro
Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.
A importância de se aprimorar
constantemente torna-se realidade em diversas áreas profissionais. No ambiente
de rápidas mudanças, como é o da consultoria, a aprendizagem permanente tornou-se
imprescindível para a continuidade dos negócios. O
objetivo geral deste trabalho se pauta em avaliar as estratégias de
aprendizagem do blended learning que contribuem para a formação
permanente no ambiente corporativo. A base teórica apoiou-se em autores
relacionados à importância da aprendizagem organizacional, ao conceito de
aprendizagem permanente e educação corporativa, além dos fundamentos do Onlearning.
No que tange aos procedimentos metodológicos, realizou-se a revisão descritiva
da literatura e um estudo de caso único, que contou com análise documental,
observação participante e entrevistas. Os resultados indicaram que o blended
de learning se mostrou uma alternativa efetiva para a aprendizagem
permamente no ambiente corporativo. Esse estudo propiciou a elaboração de guia
prático com a finalidade de prover recursos para a aplicação de estratégias de blended
learning em empresas de consultoria.