Educação profissional e corporativa para consultores empresariais: proposições sobre o blended learning

Data de Apresentação:27/03/2024 Autor: Clarissa Andrade Barbosa Michaelis
Formação do Formador
Profa. Dra. Celi Langhi

Profa. Dra. Celi Langhi - CEETEPS

Profa. Dra. Lilian Aparecida Pasquini Miguel - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano - CEETEPS

Michaelis, C. A. B. Educação Profissional e Corporativa para consultores empresariais: proposições sobre a Ernst & Young. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.

A importância de se aprimorar constantemente torna-se realidade em diversas áreas profissionais. No ambiente de rápidas mudanças, como é o da consultoria, a aprendizagem permanente tornou-se imprescindível para a continuidade dos negócios. O objetivo geral deste trabalho se pauta em avaliar as estratégias de aprendizagem do blended learning que contribuem para a formação permanente no ambiente corporativo. A base teórica apoiou-se em autores relacionados à importância da aprendizagem organizacional, ao conceito de aprendizagem permanente e educação corporativa, além dos fundamentos do Onlearning. No que tange aos procedimentos metodológicos, realizou-se a revisão descritiva da literatura e um estudo de caso único, que contou com análise documental, observação participante e entrevistas. Os resultados indicaram que o blended de learning se mostrou uma alternativa efetiva para a aprendizagem permamente no ambiente corporativo. Esse estudo propiciou a elaboração de guia prático com a finalidade de prover recursos para a aplicação de estratégias de blended learning em empresas de consultoria.

Educação Corporativa. Aprendizagem Permanente. Desenvolvimento Profissional. Heutagogia. Blended Learning