Prof. Dr. Alexandre Formigoni - CEETEPS
Prof. Dr. João Gilberto Mendes dos Reis - UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
Profa. Dra. Eliane Antonio Simões - CEETEPS
DE OLIVEIRA, L. A. Educação em engenharia: Design Thinking no fomento à inovação na
formação profissional em Logística: 120 f. Dissertação Mestrado
Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos. Centro Estadual de
Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.
Em um cenário em que
os mercados globais e nacionais de serviços logísticos passam por constante
transformações, a gestão
eficiente da Logística requer profissionais capacitados. Esses indivíduos devem
possuir habilidade para analisar dados, aplicar tecnologias emergentes e
encontrar soluções criativas para os desafios logísticos. Neste contexto, além das habilidades técnicas tradicionais, os
profissionais de Logística necessitam atuar de maneira inovadora para enfrentar
um cenário logístico em constante progresso. Diante do exposto, o
presente trabalho tem por objetivo avaliar a contribuição da metodologia Design
Thinking (DT) na formação profissional em Logística no fomento à
inovação. Primeiramente utilizou-se o método Delphi para obter percepções de
especialistas sobre o DT no contexto acadêmico, identificando os ganhos na aprendizagem, as
competências e habilidades que podem ser mobilizadas, as principais
dificuldades, sugestões de melhoria e o tempo destinado à sua aplicação. Posteriormente,
adotou-se o método de pesquisa-ação seguindo o ciclo de quatro etapas:
planejamento, implementação, descrição e avaliação. Dessa forma, foi realizada uma atividade prática
do DT em duas turmas do ensino
de Logística na resolução de desafios enfrentados por uma empresa de transporte
rodoviário. Os resultados
demonstraram o desenvolvimento de habilidades e atitudes dos estudantes como
resolução de problema, habilidades de comunicação interpessoal e construção de
protótipos, além de fatores críticos como dificuldade em prototipar serviços e
tempo para iteração. Com base na execução do DT, elaborou-se um guia prático para apoiar o DT no Ensino Superior
em parceria com organizações.