Português Ingles Espanhol

Dissertação

Educação em engenharia: Design Thinking no fomento à inovação na formação profissional em Logística

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:21/03/2024 Autor: Luciana Alves de Oliveira
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos
Linha de Pesquisa:
Gestão da Produção e de Operações
Orientador:
Prof. Dr. Alexandre Formigoni
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Prof. Dr. Alexandre Formigoni - CEETEPS

Prof. Dr. João Gilberto Mendes dos Reis - UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

Profa. Dra. Eliane Antonio Simões - CEETEPS

Resumo

DE OLIVEIRA, L. A. Educação em engenharia: Design Thinking no fomento à inovação na formação profissional em Logística: 120 f. Dissertação Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.

 


Em um cenário em que os mercados globais e nacionais de serviços logísticos passam por constante transformações, a gestão eficiente da Logística requer profissionais capacitados. Esses indivíduos devem possuir habilidade para analisar dados, aplicar tecnologias emergentes e encontrar soluções criativas para os desafios logísticos. Neste contexto, além das habilidades técnicas tradicionais, os profissionais de Logística necessitam atuar de maneira inovadora para enfrentar um cenário logístico em constante progresso. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a contribuição da metodologia Design Thinking (DT) na formação profissional em Logística no fomento à inovação. Primeiramente utilizou-se o método Delphi para obter percepções de especialistas sobre o DT no contexto acadêmico, identificando os ganhos na aprendizagem, as competências e habilidades que podem ser mobilizadas, as principais dificuldades, sugestões de melhoria e o tempo destinado à sua aplicação. Posteriormente, adotou-se o método de pesquisa-ação seguindo o ciclo de quatro etapas: planejamento, implementação, descrição e avaliação.  Dessa forma, foi realizada uma atividade prática do DT em duas turmas do ensino de Logística na resolução de desafios enfrentados por uma empresa de transporte rodoviário. Os resultados demonstraram o desenvolvimento de habilidades e atitudes dos estudantes como resolução de problema, habilidades de comunicação interpessoal e construção de protótipos, além de fatores críticos como dificuldade em prototipar serviços e tempo para iteração. Com base na execução do DT, elaborou-se um guia prático para apoiar o DT no Ensino Superior em parceria com organizações.

Design thinking. Educação em engenharia. Inovação. Logística