Data de Apresentação:29/04/2024 Autor: Paula Daniela da Silva Monciatti

Prof. Dr. Roberto Kanaane - CEETEPS

Prof. Dr. Adilson Caldeira - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Prof. Dr. Michel Mott Machado - CEETEPS

MONCIATTI, P. D. S. Diversidade geracional e modelos de liderança na gestão: um olhar para a educação profissional e tecnológica paulista. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.

O aumento da expectativa de vida, a redução na taxa de natalidade e o envelhecimento da população geram novas disparidades nas relações de trabalho e na transferência de conhecimento entre gerações. Com foco na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a autora destaca a diversidade presente nessa área e sua influência nas abordagens educacionais, estratégias de gestão e políticas de inclusão. A pesquisa em questão foca na gestão da EPT e sua relação com a diversidade geracional, abordando modelos de liderança e suas influências, com o objetivo de caracterizar os modelos de liderança (LIFO, Pipeline da Liderança, Transacional e Transformacional) utilizados pelos gestores da EPT e como eles lidam com a diversidade geracional. Para tanto, tem-se a seguinte questão-problema:  Como a diversidade geracional é considerada nos modelos de liderança vigentes, utilizados pelos gestores da EPT? O objetivo geral é caracterizar os modelos de liderança vigentes, utilizados pelos gestores da EPT, considerando a diversidade geracional. Quanto aos objetivos específicos, destacam-se: a) Conhecer modelos de liderança que poderão ser adotados pelos gestores da EPT, que compõem a literatura científica; b) Destacar as influências da diversidade geracional nas práticas de liderança presentes na EPT; e c) Investigar a interface: diversidade geracional nas práticas de liderança e as relações interpessoais com foco na eficácia e colaboração entre os envolvidos. Adotou-se uma abordagem exploratória e reflexiva, utilizando pesquisa bibliográfica e uma metodologia qualiquantitativa, tendo sido aplicado questionário a 54 respondentes, representantes do nível de comando de unidade de ensino superior, de uma instituição pública. O produto sugerido é um material instrucional direcionado aos líderes da EPT. De acordo com a pesquisa aplicada, pode-se considerar que os objetivos, geral e específicos, comprovou-se, com a amostra realizada, que a diversidade contribui para a colaboração e inovação (28% e 24%, respectivamente) das IES, contrariando a hipótese levantada pela autora de que os conflitos seriam a principal característica (a qual obteve 2% das respostas).

Educação Profissional e Tecnológica. Liderança. Diversidade Geracional