DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS CONTROLADORES DE ROBÔ DE BUSCA PARA ESTUDOS DE PATENTOMETRIA NA ÁREA DE TRATAMENTO TÉRMICO À VACUO DE FILMES FINOS DE CARBONO NAS BASES: WEB OF SCIENCE, ESPACENET E US PATENT

Data de Apresentação:26/05/2021 Autor: André Gustavo Lima Caetano
Gestão da Produção e de Operações
Prof. Dr. Antonio César Galhardi

Prof. Dr. Antonio César Galhardi - CEETEPS

Profa. Dra. Ana Graziele Lourenço Toledo - UFMS

Prof. Dr. Fabrício José Piacente - CEETEPS

CAETANO, A. G. L. Desenvolvimento de aplicativos controladores de robô de busca para estudos de patentometria na área de tratamento térmico à vácuo de filmes finos de carbono nas bases: Web of Science, Espacenet e US Patent. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

Esta pesquisa tem como objetivo a construção de aplicativos controlados que atuem como robôs de buscas em plataformas internacionais de patentes, visando a extração de dados para análises estatísticas, bem como possibilitar o cruzamento de títulos das diferentes bases. A construção dos aplicativos foi feita com o intuito de viabilizar as buscas e o armazenamento de dados de patentes disponíveis nas plataformas: Web of Science, US Patent e Espacenet. Uma vez concluídos os aplicativos de busca, foram feitas buscas nas plataformas de patentes citadas, com o objetivo de identificar o estágio tecnológico atual do tratamento térmico à vácuo de filmes finos de carbono para a produção de filmes de grafeno homogêneo de camada única; e encontrar informações que possam indicar os parâmetros experimentais para essa produção em escala. A justificativa para determinação do foco das buscas ocorre, pois, o carbono e seus derivados (nano tubos e grafeno) têm atraído atenção, como um dos candidatos a ser o material do futuro, em função das suas propriedades mecânicas, térmicas, elétricas. A literatura científica mostrou-se incipiente sobre o tema de obtenção e síntese do carbono amorfo por Deposição Catódica de Fase Vapor – a CVD, o que gerou dúvidas a respeito da existência do tema em registros industriais. Destarte, foram desenvolvidos robôs de buscas isolados (um para cada banco de dados) em linguagem de programação Python 3.8 no IDLE Pycharm Edu 2020 (interpretador) a fim de se promover um Data Mining que permita a obtenção do conhecimento a respeito do tema, a partir da retirada das seguintes informações das plataformas virtuais: incidência dos estudos em diversos países; instituições e autores com maior número de citações; evolução temporal dos registros na área; e aplicações dos filmes de grafeno homogêneos de camada única. A importância da pesquisa em bancos de dados de patentes, ocorre primeiramente pelo reconhecimento de inovações e pela possibilidade de formação de conhecimento sobre os temas buscados. A metodologia de pesquisa adotada é a Design Science Research, que segue os seguintes passos: - a formulação de uma questão de pesquisa específica, - criação de uma hipótese de solução, uma etapa experimental, a observação do experimento, a análise do portfólio obtido e a conclusão devida sobre o assunto. Os resultados obtidos foram: artefatos de software viáveis que efetuam buscas nas plataformas de patentes selecionadas e fazem os respectivos armazenamentos dos dados, um software de comparação de títulos de patentes de diferentes bancos de dados que mede a incidência de patentes que se encontram em mais de uma base de dados, e considerações sobre o tratamento de filmes para obtenção de grafeno a partir de buscas de patentes. Os aplicativos obtiveram boas avaliações, o que possibilita seu uso com qualidade. A utilização dos artefatos auxilia na pesquisa acadêmica bem como na prospecção tecnológica.

Robôs de busca

Patentes