Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino - CEETEPS
Profa. Dra. Susana Alexandra Frutuoso Henriques - UNIVERSIDADE ABERTA DE PORTUGAL (UAB)
Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo - CEETEPS
PAULA E SILVA, J.L. Coordenação
pedagógica na educação profissional: um estudo sobre sua atuação nas Escolas
Técnicas Estaduais de São Paulo. 86f. Dissertação (Mestrado Profissional em
Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual
de Educação Tecnológica Paula Souza, 2023.
A presente pesquisa tem como objetivo central caracterizar a
função da Coordenação Pedagógica no âmbito da educação profissional, em
particular aquela exercida nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo ligadas
ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, quanto à sua atuação.
Dentro de uma estrutura de gestão escolar, a Coordenação Pedagógica presta
suporte e assistência ao trabalho docente, articulando princípios, propostas e
recursos para a consecução das atividades educacionais. No âmbito da educação
propedêutica estadual, a presença da coordenação pedagógica alcança todas as
escolas vinculadas à Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. No entanto,
a função não abrange todos os sistemas de educação profissional no Estado e no
país, e os estudos sobre tal recorte são ainda incipientes, formados
principalmente por estudos de caso. Esta investigação, fundamentada nas
definições de Libâneo (2018) e Sander (2007) sobre a natureza do trabalho
gestionário, se divide em duas etapas. A primeira é qualitativa, de alcance
exploratório, do tipo aproximativo sobre o fenômeno a ser estudado, e emprega
uma coleta do tipo documental. A segunda é quali-quantitativa, de alcance
descritivo, e emprega uma coleta de dados baseada em pesquisa do tipo survey,
aplicada a partir de formulários online,
ofertada a todos os profissionais que atuavam na função em 2022, nas 223
escolas técnicas estaduais. O perfil é derivado de estudos realizados na Linha
de Pesquisa ‘Políticas, Gestão e Avaliação’, alinhado ao projeto ‘Gestão,
Avaliação e Organização da Educação Profissional’ da Unidade de Pós-Graduação,
Extensão e Pesquisa do CEETEPS e ao subprojeto ‘Atores da Educação Profissional
e Tecnológica’, desenvolvido junto ao grupo cadastrado no diretório CNPq
‘Gestão, Administração e Cultura da Educação Profissional e Tecnológica –
GEACEP’; que aborda aspectos educacionais, políticos e gestionários presentes
em instituições da EPT. Como resultado, identificamos que
a coordenação pedagógica exerce, na educação profissional, papel equivalente
àquele operado na educação propedêutica, em que todas as atribuições
institucionais, bem como as atividades cotidianas praticados no CEETEPS são
análogos aos adotados pelas Escolas da Secretaria Estadual de Educação, e
respaldados em literatura especializada, mas com diferenças substanciais no
modelo de projeto político-pedagógico praticado, em relação ao que é descrito
por Libâneo. Analisando o perfil gestionário na atuação de coordenação
pedagógica no CEETEPS, notamos a constância das dimensões de caráter
instrumental (SANDER, 2007) – eficiência econômica e eficácia pedagógica –
tanto na proposição institucional, quanto na prática cotidiana das escolas, com
obstáculos para perfazer o caráter substantivo (SANDER, 2007) da
educação profissional. O apoio institucional às ações de formação continuada de
docentes e dos coordenadores pedagógicos, e uma estruturação do projeto
político-pedagógico seriam etapas necessárias para tornar as atuações destes
profissionais cada vez mais relevantes à comunidade escolar e à sociedade como
um todo. Como produtos deste estudo, reuniremos os principais tópicos e achados em atividades de
extensão aos coordenadores pedagógicos, além de publicações e comunicações em
eventos científicos, a fim de contribuir com o avanço dos estudos na área.