Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior
Prof. Dr. José Benedito Sacomano
Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi
Uma proposta de gestão em educação, em unidade produtiva de uma Instituição Educacional, pode ser fonte de estudo para analisar os conceitos gestão, gestão educacional e suas interfaces com os conceitos qualidade e gestão com pessoas, e pode contribuir para a compreensão e para a construção coletiva destes, em uma equipe.
Nesta perspectiva, o grupo e o gestor, ao desenvolverem o trabalho, realizarem atividades e tarefas e ao reconhecerem o clima, a cultura, as diretrizes, as propostas, as políticas e os programas da Instituição e ainda, as metas, os objetivos, os desafios e as possibilidades da Unidade, vão construir uma forma de operar e de inter-relacionar, que viabilizem conquistas, atendendo, de um lado, as expectativas institucionais e de outro, os anseios e necessidades de aprendizagem e de desenvolvimento dos envolvidos.
A proposta de gestão vai viabilizar que os integrantes da equipe participem efetivamente, e que as potencialidades e as personalidades sejam consideradas, o gestor vai criar condições para que as metas sejam perseguidas e que novos desafios possam vir a ser percebidos e superados. Para avaliar se há e como se dá no grupo, o reconhecimento dos conceitos, foi desenvolvido um formulário para levantamento destas informações.
Os resultados foram avaliados por grupos de cargos e funções: grupo de atendimento ao cliente, grupo de suporte e logística, grupo de docentes (os professores) e grupo de coordenação (pedagógico, de administração e de registros educacionais). Os resultados possibilitaram conhecer e avaliar como se dá na equipe o reconhecimento dos conceitos e outras questões exploradas; e se, de fato, o resultado pode contribuir com a afirmação de que é possível construir compreensão coletiva de conceitos em um grupo, segundo a prática de gestão observada.