Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi
Profª. Drª. Maria de Fátima Ramos de Andrade
Profª. Drª. Rosália Maria Netto Prados
SANCHES, B. G. O. Comunicação em Educação Profissional: percepções docentes no Ensino Técnico na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) 102f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.
A Educação Profissional, mais especificamente a de nível médio integrada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), é um campo marcado pela falta de regularidade, carente de estudos em que muitas questões surgem e se fazem necessárias. Neste cenário, de alunos que não tiveram acesso ao ensino médio na idade própria, o presente estudo surgiu como uma reflexão sobre a Educação Profissional e Tecnológica e o papel dos docentes na formação dos sujeitos tendo em vista seus marcos legais no Brasil, em especial as iniciativas e programas para o Ensino Técnico Integrado ao Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto do Centro Paula Souza. Esta pesquisa tem por objetivo examinar a percepção dos docentes quanto aos desafios profissionais que o componente curricular “Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional” propõe. Buscou-se fundamentação teórica nos marcos históricos e legais, em documentos institucionais e em teóricos da formação do formador e teorias da comunicação. A pesquisa se caracteriza como estudo de caso de natureza exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico, documental e legislativo, além da exploração de dados e de resultados demonstrados por questionários com alunos e entrevistas. Para tal a experiência de uma Escola Técnica Estadual (Etec) é investigada através de questionários com os alunos e relatos orais de docentes e coordenadores. Os resultados obtidos indicam que os docentes têm consciência dos desafios, mas necessitam suporte para melhor enfrentá-los. Dessa forma, o presente estudo visa não só o levantamento de algumas das características dos docentes que atuam na modalidade de Educação Profissional de Jovens e Adultos mas, também, oferecer subsídios para que tais desafios possam ser melhor enfrentados.