Profa. Dra. Neide de Brito Cunha - CEETEPS
Profa. Dra. Joana Ribeiro Casanova Pinto - UNIVERSIDADE DO MINHO (PORTUGAL)
Prof. Dr. Carlos Vital Giordano - CEETEPS
DA SILVA, E.
J. Compreensão, hábitos de leitura e desempenho escolar de alunos da
educação profissional e tecnológica. 123 f. Dissertação (Mestrado
Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro
Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.
Esta pesquisa se insere na Linha
de Pesquisa: Formação do Formador, no Projeto de Pesquisa: Ensino e
Aprendizagem, da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro
Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Ela tem
como objetivo investigar a relação entre a compreensão
de leitura por meio de um programa de computador especialmente desenvolvido
para a criação e aplicação de testes de Cloze, os hábitos de leitura e o
desempenho escolar de alunos do ensino médio regular e do profissional. Para
tanto esta pesquisa de campo foi dividida em dois estudos. O Estudo 1 foi o
piloto do programa desenvolvido, do qual participaram 69 alunos do ensino médio
e técnico de uma instituição pública do estado de São Paula, com a idades entre
14 e 53 anos. Eles responderam um Teste de Cloze informatizado para a validação
do programa desenvolvido e com os resultados obtidos foi possível aprimorar o
programa que posteriormente foi utilizado no estudo seguinte. Do Estudo 2, participaram
333 estudantes das áreas de linguagens, exatas e biológicas do ensino médio
regular e do profissional de uma instituição pública do interior do estado de
São Paulo com idades de 14 a 56 anos, de diferentes turnos de estudos. Eles
responderam ao Questionário de Hábitos de Leitura e o Teste de Cloze informatizado, nos laboratórios de informática da
instituição de ensino. O desempenho escolar no semestre, foi obtido na
secretaria da instituição pesquisada. Os resultados apontaram que existe
correlação entre o Teste de Cloze com o Desempenho Escolar e o Gosto e
Percepção da Leitura, o que confirma a importância de se desenvolver a leitura
no ambiente escolar para o preparo dos alunos da educação profissional. O
produto desenvolvido neste trabalho é um programa que permite a aplicação e
acompanhamento dos resultados do Teste de Cloze no formato tradicional.