Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo - CEETEPS
Prof. Dr. Gustavo Henrique Moraes - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP
Profa. Dra. Denise Maria Martins - CEETEPS
SILVA, J. L.
M. Avaliação
da contribuição do Programa de Educação Previdenciária do INSS para a formação
do tecnólogo. 90 f. Dissertação
(Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.
O presente trabalho,
desenvolvido na Linha de Pesquisa Políticas, Gestão e Avaliação e no Projeto de
Pesquisa Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional, objetiva,
por meio de método qualitativo aplicado a partir de pesquisa de campo, analisar
o resultado da Ação Formativa do Programa de Educação Previdenciária (PEP),
realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como atividade
complementar ao curso de Gestão de Recursos Humanos de uma Instituição de Educação
Profissional, a partir da opinião dos participantes. A finalidade do PEP
é levar à sociedade informações a respeito de serviços e benefícios oferecidos
pelo Instituto. A escolha de uma instituição de ensino profissional para
aplicação do programa se deve ao fato de que o aluno que está sendo formado vai
se deparar, no cotidiano profissional, com situações relacionadas ao INSS e previstas
na legislação previdenciária. O escopo
do trabalho é a análise das avaliações de duas Ações Formativas realizadas no
segundo semestre de 2023 para alunos do terceiro semestre do Curso de Gestão de
Recursos Humanos oferecido por uma instituição de ensino tecnológico. Após
participarem de cada apresentação, os estudantes responderam a um questionário
adaptado do modelo ServEduca (Serafim, 2020), proposto por Ariane Francine
Serafim para ser utilizado pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula
Souza (CEETEPS) para avaliação das ações de formação continuada de professores
da rede. Com a análise das respostas, observou-se que os alunos ficaram
satisfeitos com a Ação Formativa, em especial quanto ao material didático
oferecido, em relação ao desempenho do representante do INSS e a propósito do
tema, que, segundo os participantes, pode ser aplicado nas rotinas profissionais
que executam. Os alunos demonstraram menor autoconfiança quanto à capacidade de
compartilhar os conhecimentos adquiridos e sugeriram que houvesse mais
iniciativas com o mesmo teor e com uma carga horária mais extensa.