Data de Apresentação:04/04/2024 Autor: Jefferson Luiz Mendes da Silva
Políticas, Gestão e Avaliação
Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo

Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo - CEETEPS

Prof. Dr. Gustavo Henrique Moraes - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP

Profa. Dra. Denise Maria Martins - CEETEPS

SILVA, J. L. M.  Avaliação da contribuição do Programa de Educação Previdenciária do INSS para a formação do tecnólogo. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.

O presente trabalho, desenvolvido na Linha de Pesquisa Políticas, Gestão e Avaliação e no Projeto de Pesquisa Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional, objetiva, por meio de método qualitativo aplicado a partir de pesquisa de campo, analisar o resultado da Ação Formativa do Programa de Educação Previdenciária (PEP), realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como atividade complementar ao curso de Gestão de Recursos Humanos de uma Instituição de Educação Profissional, a partir da opinião dos participantes. A finalidade do PEP é levar à sociedade informações a respeito de serviços e benefícios oferecidos pelo Instituto. A escolha de uma instituição de ensino profissional para aplicação do programa se deve ao fato de que o aluno que está sendo formado vai se deparar, no cotidiano profissional, com situações relacionadas ao INSS e previstas na legislação previdenciária.  O escopo do trabalho é a análise das avaliações de duas Ações Formativas realizadas no segundo semestre de 2023 para alunos do terceiro semestre do Curso de Gestão de Recursos Humanos oferecido por uma instituição de ensino tecnológico. Após participarem de cada apresentação, os estudantes responderam a um questionário adaptado do modelo ServEduca (Serafim, 2020), proposto por Ariane Francine Serafim para ser utilizado pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) para avaliação das ações de formação continuada de professores da rede. Com a análise das respostas, observou-se que os alunos ficaram satisfeitos com a Ação Formativa, em especial quanto ao material didático oferecido, em relação ao desempenho do representante do INSS e a propósito do tema, que, segundo os participantes, pode ser aplicado nas rotinas profissionais que executam. Os alunos demonstraram menor autoconfiança quanto à capacidade de compartilhar os conhecimentos adquiridos e sugeriram que houvesse mais iniciativas com o mesmo teor e com uma carga horária mais extensa.

Educação Profissional. Avaliação. Ação formativa complementar