Português Ingles Espanhol

Dissertação

Análise da Evasão nos Cursos Superiores de Tecnologia de FATECs: um estudo baseado na medida de efetividade.

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:05/07/2017 Autor: Hiléia Oliveira Carbonari
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa:
Gestão e Avaliação
Orientador:
Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa

Prof. Dr. Vivaldo José Breternitz

Resumo

CARBONARI, H.O. Análise da Evasão nos Cursos Superiores de Tecnologia de FATECs: um estudo baseado na medida de efetividade. 145 fls. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

O principal objetivo desta pesquisa é analisar a evasão em dezesseis cursos superiores de tecnologia das FATECs do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, a partir do cálculo da Medida de Efetividade (Mef), que é um indicador calculado semestralmente por meio da razão entre diplomados e ingressantes. O objetivo desdobra-se em outras questões direcionadas às características dos cursos superiores de tecnologia, às características do aluno e às características da profissão de Tecnólogo que, individualmente, a cada curso, foram analisadas por padronização e correlacionadas com a variável dependente Mef. O recorte temporal dá-se entre o o 2º Semestre de 2010 (ingressantes) e o 2º Semestre de 2015 (concluintes). A pesquisa é do tipo descritiva/exploratória, tendo como referenciais estatísticos: média, desvio padrão, padronização e correlação linear. Os resultados indicam que as principais variáveis que afetam a Medida de Efetividade dos Cursos Superiores de Tecnologia são: a demanda pelo programa, a idade dos alunos e a oferta de emprego no mercado de trabalho local.

Curso Superior de Tecnologia

Educação profissional

Evasão