Prof. Dr. Marcelo Tsuguio Okano
Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro
Prof. Dr. Edson Luiz Ursini
IAMANAKA, L. F. V. Análise comparativa das inovações na infraestrutura aeroportuária brasileira sob a ótica de modelos de negócio para proposição de indicadores. 153 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.
O presente trabalho teve objetivo de criar indicadores de inovação pautados em modelos de negócio para o setor aeroportuário. A elaboração dos indicadores-chave (KPI’s) de inovação foram desenvolvidos com embasamento no modelo de negócio Canvas e nas dimensões da inovação. No trabalho, apresenta-se uma tabela para a classificação dos aeroportos quanto à inovação. E, para classificar os aeroportos na tabela apresentada, desenvolveu-se uma planilha, artefato do estudo, no software excel cujo registro foi registrado no INPI sob o númeroBR512021000498-1. Para a construção da planilha, utilizou-se o método Analytic Hierarchy Process (AHP) como referência. Uma revisão bibliográfica sobre modelos de negócio, inovação e infraestrutura aeroportuária foi realizada para permitir criar um suporte teórico a fim de comparar com a prática contemporânea nos aeroportos brasileiros. A metodologia utilizada foi qualitativa e quantitava do tipo exploratório descritivo. Os instrumentos de pesquisa foram entrevistas com roteiro semiestruturado, pesquisa survey e análise multicritério com o método (AHP). As entrevistas permitiram analisar o conteúdo e criar uma categorização. Em seguida, foi realizada uma pesquisa survey abrangendo 101 respondentes, associando as lentes teóricas e a categorização da etapa anterior. Por fim, o AHP foi utilizado para identificar e relacionar os resultados encontrados com a pesquisa survey. Entre os resultados, citam-se o modelo de referência proposto dos indicadores de inovação e a planilha no software Excel para o cálculo do aeroporto mais inovador pelo método AHP que permitem aos gestores aeroportuários entenderem e melhorarem os modelos de negócio. Ademais, os resultados obtidos permitiram realizar uma comparação entre aeroportos brasileiros e inferir que a inovação é fundamental para criar e entregar valor aos clientes.