ANÁLISE COMPARATIVA DAS INOVAÇÕES NA INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA BRASILEIRA SOB A ÓTICA DE MODELOS DE NEGÓCIO PARA PROPOSIÇÃO DE INDICADORES

Data de Apresentação:26/02/2021 Autor: Lídia Felix Vieira Iamanaka
Sistemas Organizacionais
Prof. Dr. Marcelo Tsuguio Okano

Prof. Dr. Marcelo Tsuguio Okano

Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Prof. Dr. Edson Luiz Ursini

IAMANAKA, L. F. V. Análise comparativa das inovações na infraestrutura aeroportuária brasileira sob a ótica de modelos de negócio para proposição de indicadores. 153 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.

O presente trabalho teve objetivo de criar indicadores de inovação pautados em modelos de negócio para o setor aeroportuário. A elaboração dos indicadores-chave (KPI’s) de inovação foram desenvolvidos com embasamento no modelo de negócio Canvas e nas dimensões da inovação. No trabalho, apresenta-se uma tabela para a classificação dos aeroportos quanto à inovação. E, para classificar os aeroportos na tabela apresentada, desenvolveu-se uma planilha, artefato do estudo, no software excel cujo registro foi registrado no INPI sob o númeroBR512021000498-1. Para a construção da planilha, utilizou-se o método Analytic Hierarchy Process (AHP) como referência. Uma revisão bibliográfica sobre modelos de negócio, inovação e infraestrutura aeroportuária foi realizada para permitir criar um suporte teórico a fim de comparar com a prática contemporânea nos aeroportos brasileiros. A metodologia utilizada foi qualitativa e quantitava do tipo exploratório descritivo. Os instrumentos de pesquisa foram entrevistas com roteiro semiestruturado, pesquisa survey e análise multicritério com o método (AHP). As entrevistas permitiram analisar o conteúdo e criar uma categorização. Em seguida, foi realizada uma pesquisa survey abrangendo 101 respondentes, associando as lentes teóricas e a categorização da etapa anterior. Por fim, o AHP foi utilizado para identificar e relacionar os resultados encontrados com a pesquisa survey. Entre os resultados, citam-se o modelo de referência proposto dos indicadores de inovação e a planilha no software Excel para o cálculo do aeroporto mais inovador pelo método AHP que permitem aos gestores aeroportuários entenderem e melhorarem os modelos de negócio. Ademais, os resultados obtidos permitiram realizar uma comparação entre aeroportos brasileiros e inferir que a inovação é fundamental para criar e entregar valor aos clientes.

Sistemas produtivos

Modelo de negócio