Prof. Dr. Carlos Vital Giordano - CEETEPS
Profa. Dra. Lilian Aparecida Pasquini Miguel - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Profa. Dra. Celi Langhi - CEETEPS
VIEIRA, W. A. R A influência da matemática nas atividades
profissionais dos egressos de curso técnico em administração: 97.
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação
Profissional. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo,
2024.
A
pesquisa objetiva investigar os desdobramentos profissionais entre quatro
grupos de egressos de curso técnico em administração, uma década após a
conclusão. Além disso, visa averiguar se os concluintes com os melhores e
menores desempenhos nos conceitos matemáticos obtiveram maiores ou menores
resultados em suas carreiras profissionais. Fundamenta-se ainda, em verificar
se a conduta positiva ou negativa nos conteúdos envoltos em matemática durante
o curso, reflete de alguma maneira na atividade do egresso depois de 10 anos
pós-formação. Em vista disso, define-se a Hipótese como a da existência de
influência dos conhecimentos alcançados em componentes baseados em matemática,
no nível e estágio profissional atual, em diferentes aspectos. O método adotado
pauta-se em pesquisa que envolve o levantamento de dados (banco de dados e
consulta aos egressos), análise teórica, formulação e aplicação de conceitos
matemáticos e estatísticos e posterior análise reflexiva, discussão e
considerações sobre a representatividade da matemática no decorrer da vida
profissional dos técnicos em administração. A investigação provém de estudos realizados na Linha de
Pesquisa Formação do Formador, aderente ao projeto de pesquisa Ensino e
Aprendizagem da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS e ao
subprojeto desenvolvido junto ao grupo cadastrado no diretório CNPq, que aborda
práticas de ensino e aprendizagem condizentes com as realidades locais e
regionais, inseridas no mundo informatizado, ligadas ao desenvolvimento de
competências voltadas à formação profissional e que favoreçam a inserção
social.