Data de Apresentação:27/03/2024 Autor: Wagner Antonio Rodrigues Vieira
Formação do Formador
Prof. Dr. Carlos Vital Giordano

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano - CEETEPS

Profa. Dra. Lilian Aparecida Pasquini Miguel - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Profa. Dra. Celi Langhi - CEETEPS

VIEIRA, W. A. R A influência da matemática nas atividades profissionais dos egressos de curso técnico em administração: 97. Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.

A pesquisa objetiva investigar os desdobramentos profissionais entre quatro grupos de egressos de curso técnico em administração, uma década após a conclusão. Além disso, visa averiguar se os concluintes com os melhores e menores desempenhos nos conceitos matemáticos obtiveram maiores ou menores resultados em suas carreiras profissionais. Fundamenta-se ainda, em verificar se a conduta positiva ou negativa nos conteúdos envoltos em matemática durante o curso, reflete de alguma maneira na atividade do egresso depois de 10 anos pós-formação. Em vista disso, define-se a Hipótese como a da existência de influência dos conhecimentos alcançados em componentes baseados em matemática, no nível e estágio profissional atual, em diferentes aspectos. O método adotado pauta-se em pesquisa que envolve o levantamento de dados (banco de dados e consulta aos egressos), análise teórica, formulação e aplicação de conceitos matemáticos e estatísticos e posterior análise reflexiva, discussão e considerações sobre a representatividade da matemática no decorrer da vida profissional dos técnicos em administração. A investigação provém de estudos realizados na Linha de Pesquisa Formação do Formador, aderente ao projeto de pesquisa Ensino e Aprendizagem da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS e ao subprojeto desenvolvido junto ao grupo cadastrado no diretório CNPq, que aborda práticas de ensino e aprendizagem condizentes com as realidades locais e regionais, inseridas no mundo informatizado, ligadas ao desenvolvimento de competências voltadas à formação profissional e que favoreçam a inserção social.

Desempenho. Carreira. Sucesso. Intervenção