O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS, autarquia de regime especial do Governo do Estado de São Paulo, criado em 1969, tem sólida tradição na área da Educação Profissional e Tecnológica.
O CEETEPS é, isoladamente, uma das principais instituições de ensino nacional na oferta de Educação Profissional e Tecnológica em seus diversos níveis: qualificação básica, ensino técnico, graduação, pós-graduação e formação de professores para o ensino técnico.
O diferencial da instituição é o seu compromisso com as políticas de desenvolvimento socioeconômico do Estado de São Paulo, bem como o seu alinhamento às demandas do setor produtivo. Seu maior desafio é responder de forma inovadora às mudanças de cenários.
Num primeiro momento de sua atuação, década de 1970, tendo por foco as políticas públicas de desenvolvimento econômico, suas ações resultaram na criação de um modelo pioneiro de ensino superior – os Cursos de Tecnologia - que apresentavam currículos flexíveis tanto em termos de abordagem dos conhecimentos científicos e tecnológicos, como em termos de estrutura organizacional e corpo docente. Tinham por objetivo a formação e a colocação no mercado de trabalho de um novo perfil de profissional -o TECNÓLOGO- que desse suporte ao desenvolvimento do setor produtivo face às mudanças nos processos organizacionais trazidas pelas novas tecnologias.
Da mesma forma, inovou ao criar em 1977 o Curso de Formação de Professores -Esquema I e Esquema II- para as disciplinas profissionalizantes do então ensino de 2º Grau, oferecido pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo.
Nos anos de 1980, por iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, passou a atuar também no nível médio de ensino, incorporando num primeiro momento seis Escolas Técnicas da rede estadual. O processo de transferência de escolas técnicas foi concluído em 1993 com a incorporação de toda a rede de escolas técnicas estaduais e, desde então, o CEETEPS é o responsável pela rede estadual de ensino técnico no Estado de São Paulo.
Nos anos de 1990 um novo desafio foi colocado pelas políticas públicas de formação e emprego. O foco passou a ser a organização das empresas, a gestão do trabalho e os impactos na formação de profissionais que correspondessem às novas demandas do mercado de trabalho, em termos de flexibilidade produtiva e contínuas reestruturações na atuação e perfil do trabalhador. A partir de 1997 passou a oferecer também Cursos de Pós-Graduação lato sensu.
A ação institucional nos anos 2000 ganhou novas fronteiras ao adotar uma política de oferta da Educação Profissional e Tecnológica, em todos os níveis, com a criação de novas unidades de ensino, novos cursos e uma diversificação curricular sem precedentes na história da instituição.
A oferta de cursos e níveis de ensino se ampliou de forma a contemplar - com o credenciamento em 2002 de um “Programa de Mestrado Profissional em Tecnologia: gestão, desenvolvimento e formação" (área Multidisciplinar), em 2012, de um “Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos" (área de Engenharias III), e em 2014 de um “Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional” (área de Educação) - todas as modalidades e níveis de formação profissional, ou seja, a qualificação básica, o ensino médio, o ensino técnico, o ensino técnico integrado ao médio, o ensino a distância (EAD), o ensino superior de graduação, a formação de professores, a pós-graduação lato e stricto sensu.